terça-feira, 19 de julho de 2011

Pesquisa


A importância que a pesquisa tem para a educação e para a prática pedagógica é que ela deve ser vista como procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico permitindo a descoberta de novos fatos e em qualquer área do conhecimento.
            A pesquisa é um processo formal e reflexivo que exige tratamento científico, e, para a prática pedagógica as metodologias a serem utilizadas na pesquisa devem direcionar a ação a ser percorrida durante o estudo e o método da pesquisa.
            Existem várias abordagens de pesquisas e pesquisar é defender uma idéia, é investigar algo se fundamentando na literatura, devendo sempre estar baseada na coleta de dados e em referenciais teóricos.
            A pesquisa é uma ação sistemática e obedece ao rigor científico.
            No processo educacional pode-se dizer que há um momento de transformação que estamos vivendo onde os paradigmas presentes na sociedade já não estão dando mais conta das relações, necessidades e desafios sociais. Está emergindo um novo modelo educativo num processo ainda de construção que rompe a idéia de uma sociedade centrada no trabalho para uma sociedade que dá valor a educação, dentro de uma nova totalidade denominada em muitos contextos de Sociedade da Informação, ou ainda em Rede, que privilegia a cultura do ensino e que dá ênfase a cultura da aprendizagem.
            A relação que pode ser estabelecida entre ensino, pesquisa pedagógica e crise paradigmática é que “... aprender caracteriza-se por uma apropriação de conhecimento que se dá numa realidade concreta, isto é, parte da situação real vivida pelo educando apoiada na presença mediadora e gestora do professor compromissado com seus alunos e com a construção de conhecimentos, procurando responder ao principio da aprendizagem significativa. (CASTELLS, 1999).

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