terça-feira, 19 de julho de 2011

Faça Você Também!

Os blogs na educação podem apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual, criação de um jornal on-line, divulgação de atividades, apoio a um eixo de trabalho (ou mesmo a uma disciplina) e divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento.
Flogs e Vlogs podem ser utilizados em atividades inter e multidisciplinares, podendo tanto os professores criarem e publicarem as produções audiovisuais dos alunos para visitas e comentários, quando possibilitarem que suas turmas possam fazer essas postagens, de forma a interagir uns com os outros.
Nos Flogs o foco principal são as fotos e nesse caso podemos demonstrar fotos antigas de um determinado ambiente e fotos da atualidade do mesmo. Podemos também trabalhar com a árvore genealógica da família, buscando fotos das pessoas vivas mais velhas até  o bebê mais novo.
Vlogs são compartilhamento de vídeos e na educação podemos filmar os trabalhos feitos pelos alunos nas várias áreas do conhecimento e elaborar de forma dinâmica para ser apresentado e acompanhado pelos pais e gestores da escola, das atividades desenvolvidas pelos alunos.
Esses recursos facilitam o acompanhamento, - discussões além do espaço formal das aulas, fácil supervisão de tarefas e troca rápida de informações, integração com outros conteúdos e outras mídias como slides vídeos e áudio, conexão entre alunos e professores de diferentes lugares para resolver problemas ou receber informações e trocas de experiências, desenvolvimento de competências, ensino da linguagem digital e produção de textos para exercer o pensamento crítico e incentivar debates.
Trabalhar com Blogs, Flogs e Vlogs na Educação potencializa o ensino-aprendizagem, a participação dos pais na vida escolar dos filhos e a interação entre a classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário