terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais um Projeto pra Você

Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Ciências e Geografia
Tecnologias e mídias utilizadas: televisão, vídeo e jornais
Objetivo: utilizar a mídia televisiva e escrita como instrumentos de aprendizagem na educação, despertando a curiosidade dos alunos e professores. Através dos recursos audiovisuais e escritos desenvolveremos múltiplas atitudes perceptivas e usaremos e “abusaremos” da criatividade, imaginação e do raciocínio lógico-matemático.
Atividade Pedagógica: Através de um vídeo sobre o Zoo Safári de São Paulo, vamos exercitar ordens alfabéticas, escritas corretas das palavras, produção de textos, pesquisas, leituras de textos informativos, tabelas, adição, subtração, multiplicação, divisão, medidas de tempo, massa comprimento, estatística, mapa do Brasil, trajetos e pontos de referência, fauna, flora e regiões brasileiras. Desenhos de animais.
Desenvolveremos essas atividades em duas semanas.
Resultados esperados: o uso da imagem, na escola, deve promover situações que facilitem a aprendizagem, trabalhando os aspectos negativos e valorizando os positivos.

O Zôo de São Paulo foi criado em junho de 1957, à partir de uma instrução do Sr. Governador Jânio Quadros ao Diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretaria da Agricultura, Sr. Emílio Varoli.
a Fundação Parque Zoológico de São Paulo vem avançando na discussão e implantação desse novo conceito, ou seja, a convivência harmônica e equilibrada da mata e de seus recursos naturais, com as atividades meio e fins de um Zoológico contemporâneo e de seus visitantes, visando, em última análise, não só o entretenimento da população e o desenvolvimento de pesquisa científica mas, acima de tudo, a contínua conscientização da sociedade para a necessidade da preservação do ambiente. É neste cenário, e com esta visão, que a atuação caminha para a implantação de seu Sistema de Gestão Ambiental. A implantação da Coleta Seletiva de Lixo e conclusão do processo de compostagem, foram os primeiros passos neste processo.
Com uma visitação anual de aproximadamente 1.600.000 pessoas, o Zôo oferece ao seu público visitas monitoradas, cursos para professores, passeios noturnos, apresentações didáticas sobre os animais, dentre outros aspectos de preservação do meio ambiente.
Os primeiros animais exóticos como: leões, camelos, ursos e elefantes foram adquiridos de um pequeno circo particular e os animais brasileiros como onças e galos da serra, foram adquiridos em Manaus.
Ocupando uma área de aproximadamente 900.000 m², em sua maior parte coberta por Mata Atlântica, o Parque abriga as nascentes do histórico riacho Ipiranga, cujas águas formam os lagos que acolhem exemplares de aves de várias espécies exóticas, nativas, além de aves migratórias. Hoje, a população global da Fundação Parque Zoológico de São Paulo ultrapassa os 3.200 animais cadastrados, representando: aproximadamente 200 espécies de aves, 100 de mamíferos, 98 de répteis, além dos anfíbios e invertebrados. São encontrados exemplares de espécies bastante raras, como: rinoceronte - branco, arara-spix, arara-de-lear, micos-leão e outros.
No cenário científico, o Zôo de São Paulo tem apresentado uma contribuição altamente significativa, em especial em temas referentes a problemas da fauna brasileira. Para isso, muito tem colaborado os contatos técnico - científicos com outros centros de pesquisa, entre os quais o Instituto Butantan, o Instituto Biológico de São Paulo e o Instituto Adolfo Lutz..

Nenhum comentário:

Postar um comentário