terça-feira, 19 de julho de 2011

Livros

  
   A importância do livro em minha vida se da pelo fato de ser o que sou, ou seja, uma educadora. Sempre fui apaixonada por livros.
            A cada dia que passa o homem, com sua inteligência, desenvolve tecnologias que transformam o comportamento humano, criando uma nova cultura e um novo modelo de sociedade.
            Os novos meios eletrônicos com certeza tornarão os livros obsoletos, já a literatura não será mais algo palpável, pois há um novo regime de circulação e dos conhecimentos, mesmo ela sendo expressão criadora e geradora de significação de uma linguagem e do uso que se faz dos seus elementos e de suas regras em outras linguagens.
            Ler e escrever continuarão sendo os principais métodos de comunicação, pois as linguagens e códigos são dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter histórico, sociológico e antropológico que isso representa.
            O saber coletivo através do material impresso é considerado aqui como capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido.
            Na cultura digital na sala de aula, todas as informações devem ser discutidas, questionadas, adaptadas, combinadas e ampliadas pelo profissional da educação, para que o educando descubra novas possibilidades de utilização das tecnologias no decorrer do processo ensino-aprendizagem.
            A escola deve ter por prioridade a formação de um leitor capaz de ler e compreender o que esta ao seu redor, numa constante leitura de mundo. A tecnologia por si só não dá essa visão. A escola tem de incorporá-la em fazer, para que seja mais do que apenas técnica.
            A internet estimula o processo de aprendizagem independente, pois há possibilidades de combinação de diversas linguagens áudios visuais (vídeo, áudio, texto) e a utilização de diferentes ferramentas para a comunicação entre as pessoas.
            O computador e a internet são um estímulo para a leitura, pois é impossível acessá-los sem tais conhecimentos.
            O hipertexto é um texto plural que não possui um centro discursivo e margens, sendo produzido por um ou vários autores, estando sempre mudando e recomeçando de maneira associativa, cumulativa, multilinear e instável, sendo o mesmo subversivo.
            As vantagens da leitura apoiadas por suportes virtuais é permitir uma maior interação entre usuários, por meio de diversas linguagens. As desvantagens são que as regras de gramática neste ambiente são bastante flexíveis, além de possuir  convenções próprias e linguagem informal.
            O hipertexto não elimina idéia de autoria, porém, podemos alterar nossa forma de pensar tornando menos nítidos os limites entre o pensar e o escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário