terça-feira, 19 de julho de 2011

Aula de Ciências e o assunto é sobre Dengue?

Assista o comercial que diz:
- Xô preguiça! Dengue, não.

Escolhi esse comercial porque é atual e dinâmico, sempre lembrando que devemos cuidar do meio ambiente.
O grande desafio de se trabalhar com o rádio e TV nessa aula foi fazer os alunos colocarem a mão na massa, pois precisaram produzir textos de qualidade sobre o assunto abordado. Por exemplo, sobre o cuidado que devemos ter com água parada, eles improvisaram sons para imitar a chuva, relataram em formas de notícias mortes causadas pela Dengue, deram dicas com humor de como evitar os criadouros de mosquitos e até compuseram e cantaram uma paródia sobre a Dengue para os ouvintes da rádio, ou seja, os alunos da escola e a equipe escolar.
Através desse comercial, consegui resgatar o interesse dos alunos, que antes estavam alienados diante dessa realidade social que é a Dengue. Com isso os alunos utilizando recursos muito mais interessantes e inteligentes, desenvolveram de forma crítica e participativa pesquisas sobre os diversos problemas ambientais.
As escolas podem desenvolver através do rádio e da TV, projetos envolvendo todas as disciplinas, com a participação de todas as turmas, a fim de retratar algum assunto muito importante.
Os benefícios desse método são altamente relevantes, pois envolvem a classe de maneira prazerosa, enriquecendo assim as várias áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário