terça-feira, 19 de julho de 2011

Escola Virtualizada

A escola virtualizada para mim é o fato de ela estar presente em diversos lugares ao mesmo tempo.
            Também acredito que a escola deve ter por prioridade a formação de um leitor capaz de ler e compreender o que está ao seu redor, numa constante leitura de mundo. A escola virtual por si só não dá essa visão.
            Na convergência tecnológica, utilizar esses recursos é inovar no ensino e favorecer a exploração dos sentidos, interpretar fenômenos e colocar em prática a partir de certa realidade.   
            Sabemos que a simples presença de recursos tecnológicos na escola não garante boa qualidade da educação. O que acontece é uma mudança de paradigmas que acompanha as transformações desse mundo digital.
            Nesse sentido devemos repensar todo o processo de ensino-aprendizagem na “escola virtual”.
            A inserção das TIC em sala de aula não vem para solucionar os problemas da sala de aula, mas trazer outra visão dos processos pedagógicos, novas questões a serem debatidas para potencializar a aprendizagem dos alunos.
            Por outro lado, nessa formação de redes há a flexibilidade de horário, geração de colaboração, sintonia com os estudantes, fazendo desta uma escola ativa e participativa, incentivando o envolvimento dos educadores em uma prática dialógica de descoberta e criação juntamente com os estudantes.
            A escola virtual nos desafia a aprender com os estudantes o mundo de que eles participam hoje e nós educadores devemos internalizar as novas práticas e tecnologias em nossa vivência pedagógica, visto que todo esse aparato digital mudou significativamente as estruturas de produção e difusão das informações.
            A liberdade está presente no mundo das redes, e ela nos faz sermos colaboradores e solidários, pois quando estamos on line sempre repartimos com alguém nossas dúvidas, nossas certezas e principalmente sabemos que não estamos sozinhos na cultura digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário