terça-feira, 19 de julho de 2011

Educar por Imagens


Pedro e o Lobo

           
 As imagens selecionadas dessa história permitiram-me identificar os personagens e compreender a trama dessa fábula musical.   
            Através da escuta musical, tendo como referência a leitura das ilustrações correspondentes, os alunos puderam vivenciar essa obra de maneira prazerosa, acompanhando a história vendo as imagens.
            Nessas imagens, os tipos de suporte são os de propriedades fotoquímicas, feitos por um desenhista. Os dados visuais caracterizam a forma figurativa e esquemática que marca a imaginação de quem desenha (no caso do desenho).
            Portanto a xilogravura (papel , após ser talhada) ou charge (papel de revista) é um suporte que a sustenta, assentando e firmando suas características visuais.
            Em sala de aula trabalhar com essas imagens em papel permitiu aos alunos a manipulação tátil, e a reflexão sobre o próprio dispositivo da arte, como a cor, a luz, a forma e o poder esquemático ilustrativo.
            As imagens são tão importantes no universo infantil, pois, representam a primeira leitura de uma criança, desenvolvendo assim, práticas educativas relativas à aprendizagem.
            Ler imagens não exige uma alfabetização técnica e terminologias específicas, mas o uso de conceitos como os de reconhecimento e rememoração vinculados ao contexto do sujeito-leitor, e isso é fundamental.
            Educar por imagens é possível sim, e essa prática só enriquece o processo de ensino-aprendizagem, pois, desenvolve competência leitora, escritora, visual e crítica formando assim cidadãos plenos para a sociedade.

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