sexta-feira, 3 de junho de 2011

TV Digital

  A TV digital pode ser trabalhada com o propósito de proporcionar à interação, a criatividade, a criticidade, e a abertura aos novos conhecimentos e tecnologias.
Pode e deve abordar temas do nosso dia-a-dia e problemas da nossa sociedade, como a violência, drogas e tantos outros.
A educação brasileira aos poucos está se desenvolvendo, mas ainda falta muita coisa para melhorar. A tecnologia pode trabalhar a favor de um ensino de qualidade, auxiliando pais e professores na busca de um melhor aprendizado dos alunos, principalmente na educação básica e fundamental, onde a carência é ainda maior.
A TV interativa, estágio da TV digital que permitira interagir com o conteúdo na TV, trará acesso a Web e o conteúdo específico para a televisão.
“É fundamental que as novas tecnologias sejam colocadas no contexto da educação”

Características do rádio

  
   - O rádio é um veículo que consegue chegar a todos os lares brasileiros.
   - Ele é o grande formador de opinião, principalmente das classes menos favorecidas.
   - Programação: possui rica e variada programação, conseguindo abranger um universo imenso, passando pelo humor, entrevistas, fofocas, debates e coberturas variadas.
  - Função social: o rádio cumpre sua função social de entretenimento; informação; formação cultural e educacional, prestação de serviço e publicidade.
   - Informação: quanto a informação, abarca notícias globais e locais, principalmente.
   - Criador: o rádio também age como criador de hábitos, ao mesmo tempo em que preserva valores. Não contraria seus ouvintes, mas não é mero cumpridor de tarefas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Educação e Formatos Radiofônicos


O rádio, como elemento propiciador de experiências educacionais diferenciadas, transformadoras e relevantes, pode transformar o ambiente escolar ressignificando as práticas pedagógicas, podendo observar que a criança age muito espontâneamente, sem a formalidade que assume como entrevistador e tece um texto altamente argumentativo e avaliativo, repleto de adjetivos e gírias próprias da faixa etária e do seu convívio social.
A rádio, na escola, leva o aluno a desenvolver a reflexão sobre a linguagem e a programação radiofônica, principalmente se ele é emissor e receptor.
Analisando todo o processo de produção, o educando poderá compreender também a linguagem e o processo de bens simbólicos.
Para que a rádio desempenhe o papel educativo, é preciso que o educador e educando conheçam e dominem a linguagem e a produção radiofônica, o que os levará a compreender a função desse meio e sua atuação na sociedade contemporânea.